Blog

Muito além do espaço compartilhado: os diferenciais do Coworking

segunda-feira, 23 de novembro de 2020 | Coworking
Muito além do espaço compartilhado: os diferenciais do Coworking

Estruturar um negócio exige muito planejamento, dedicação e investimento (não apenas financeiro, mas também de um recurso cada vez mais valioso: o tempo). No caminho, é normal que apareçam contratempos. Empreender também é sobre solucionar problemas e encontrar boas saídas. Uma escolha essencial é o endereço da sua empresa. Optar por um espaço flexível, sem burocracia e inovador irá, além de racionalizar custos, te ajudar a crescer. 

Ao alugar uma sala comercial você deve levar em conta, principalmente, a estrutura do local. A análise é tanto interna (quais facilidades esse local proporciona a minha empresa?) quanto externa (a localização é estratégica e adequada?). 

É dessa necessidade de tornar a iniciativa de empreender mais inteligente e prático que surgem os espaços coworking. As dores de cabeça para alugar uma sala tradicional, a inconsistência do rendimento em home office, a dificuldade de encontrar valores justos em boas localizações, entre outras situações, indicam algumas vantagens que o coworking possibilita.

Mas não se engane. Quanto bem-estruturado, o coworking vai muito além do simples compartilhamento de espaço entre profissionais e empresas.  

Antes de te mostrar os diferenciais de um bom espaço coworking, aqui vai um pouco de contexto sobre esse modelo:   

Afinal, o que é coworking?

Resumidamente, é um espaço comercial no qual empresas e freelancers compartilham o ambiente de trabalho, dividindo despesas gerais e áreas comuns.  

Como funciona?

A empresa ou profissional freelancer aluga uma estação de trabalho numa sala comercial compartilhada, onde estão incluídas algumas facilidades, como recepção, internet, estrutura física. O valor é negociado de acordo com a necessidade e os planos disponibilizados pelo local. 

Serve pra todo tipo de negócio?

Existem profissionais e empresas de diferentes segmentos atuando em coworking. Essa pluralidade, aliás, é uma vantagem importante para quem quer se mover com inteligência de negócios. Assim, os espaços servem para todos aqueles que buscam evoluir. Basta encontrar o coworking ideal para o seu perfil/negócio.

Por ter características como flexibilidade e inovação e promover o networking de forma orgânica, o coworking expande ano a ano ao redor do mundo. Neste post, vamos apresentar alguns diferenciais desse formato de trabalho pra te ajudar a escolher um bom espaço e se tornar um coworker.

Formato tradicional já não funciona mais

Para muitas pessoas, os escritórios tradicionais já não atendem mais às necessidades. De outro lado, as empresas precisam cada vez mais de produtividade e soluções criativas.

Nesse cenário, o ambiente de trabalho é um importante influenciador para o bem-estar e, claro, para o desempenho dos profissionais que ali atuam.

Sob esse ponto de vista, as salas comerciais que se transformam em coworking são verdadeiras oportunidades de negócios e podem ser uma ótima opção.

 

5 diferenciais de um coworking

Networking

O convívio com outros membros do coworking, a troca de experiências que ocorre naturalmente e o compartilhamento de conhecimento podem resultar em boas oportunidades, inclusive entre os próprios profissionais e empresas.

Praticidade, flexibilidade e economia

Alugar um escritório tradicional geralmente exige um compromisso financeiro de longo prazo e uma série de garantias. O coworking proporciona liberdade para o profissional escolher planos bastante flexíveis e que se adequem à necessidade do momento. Por conta da praticidade, é possível ter mais controle sobre o próprio trabalho e escolher o ambiente de acordo com a demanda, já que, além dos espaços compartilhados, os espaços disponibilizam também salas privativas e de reuniões.

Infraestrutura e segurança

O espaço de coworking ideal é equipado com todas as conveniências necessárias para fazer o seu trabalho em alto nível. Os bons locais oferecem padrão de qualidade das instalações, mobiliário e estrutura. Incluídos aí facilidades como wi-fi de alta velocidade, café e água, ar-condicionado, áreas comuns compartilhadas, recepção, facilidade para estacionamento, entre outras. Vantagens também na segurança, com controle de acesso. Além de disponibilizar à empresa/coworker um endereço fiscal. 

Atmosfera positiva

Um dos grandes benefícios do espaço de coworking são as oportunidades para obter conselhos sobre a sua empresa ou ramo de atuação. O acesso a uma comunidade de trabalho com diferentes experiências e habilidades ajuda, e muito, na solução de eventuais problemas. A atmosfera desses locais geralmente é composta por gente entusiasta, incentivadora e que se auxilia mutuamente sobre gestão e oportunidades.

Pode crescer, a gente apoia!

Um bom coworking vai conseguir acompanhar – e até construir junto – o crescimento da sua empresa. Isso porque o local está preparado caso seu negócio precise de mais instalações para atender a um pico de demanda, por exemplo. Os ambientes são totalmente voltados para que os profissionais se sintam mais à vontade, mais criativas e, consequentemente, produzam mais. Há uma rede de contatos que realmente fortalece empresas e pessoas que querem evoluir.

Como você percebeu, são vários os diferenciais de um coworking bem-estruturado com relação a modelos tradicionais de salas comerciais. Inclusive, preferimos nomear assim (diferenciais ao invés de vantagens) porque entendemos que essas características de fato fazem a diferença nos negócios e, sobretudo, para as pessoas que vão atuar num coworking.

Para escolher um bom espaço coworking, no entanto, é preciso pesquisar e saber quais são, de fato, as facilidades oferecidas. 

O que um coworking deve oferecer?

Um bom espaço coworking, além de localização adequada e infraestrutura que atenda às suas necessidades, precisa oferecer soluções e facilidades que vão te ajudar a otimizar custos e a desenvolver seu negócio.

Entre os serviços e facilidades comuns dos espaços com boa reputação, estão:

·         Internet de alta velocidade

·         Estações de trabalho ergonômicas e confortáveis

·         Salas privativas e de reunião

·         Recepção

·         Controle de acesso

·         Espaço de convivência

·         Copa e áreas comuns compartilhadas

·         Segurança jurídica

Estude as vantagens e procure espaços que efetivamente ofereçam condições flexíveis e interessantes para sua necessidade. A ideia é que você tenha praticidade, não dor de cabeça.

São José do Rio Preto tem um bom coworking?

Assim como outras grandes cidades do interior de São Paulo, São José do Rio Preto também possui bons espaços de coworking.

Um deles, que se diferencia pelos conceitos inéditos, é o Legato Coworking. Idealizado como Hub de Negócios, o local tem a proposta de oferecer contratos flexíveis para alugar espaços de trabalho compartilhados em uma atmosfera de inovação.

Inclusive, temos um texto aqui no blog sobre os diferenciais desse hub sob medida para empresas e profissionais

O Legato fica no Navarro Building, um dos principais endereços empresariais da cidade, o que amplia ainda mais a rede de negócios conectada ao coworking.

A tecnologia se faz presente desde a possibilidade de contrato digital, passando pelo reconhecimento facial na entrada, que garante a segurança no acesso ao espaço, e pela automação dos sistemas de iluminação, ar-condicionado, som e TVs.

E quando se fala em apoio para o crescimento dos negócios, o Legato Coworking também possui um diferencial exclusivo. O Hub de Inovação REZET está instalado no local, fomentando ainda mais a inovação e a criatividade.

Se estiver interessado em alugar um espaço de coworking inovador, fale com a gente

Posts recentes

Conheça as vantagens do modelo híbrido de trabalho
31 de Dezembro de 1969
Conheça as vantagens do modelo híbrido de trabalho
Leia mais...
Ambidestria Organizacional: o equilíbrio entre melhoria da operação e exploração de oportunidades
31 de Dezembro de 1969
Ambidestria Organizacional: o equilíbrio entre melhoria da operação e exploração de oportunidades
Leia mais...
Tendência no pós-pandemia, o coworking é para você?
31 de Dezembro de 1969
Tendência no pós-pandemia, o coworking é para você?
Leia mais...
Muito além do espaço compartilhado: os diferenciais do Coworking
31 de Dezembro de 1969
Muito além do espaço compartilhado: os diferenciais do Coworking
Leia mais...
Legato Coworking apresenta soluções sob medida para empresas e profissionais
31 de Dezembro de 1969
Legato Coworking apresenta soluções sob medida para empresas e profissionais
Leia mais...
Por que um hub de inovação é relevante para São José do Rio Preto?
31 de Dezembro de 1969
Por que um hub de inovação é relevante para São José do Rio Preto?
Leia mais...