Os hubs de inovação têm se espalhado no Brasil e no mundo. No post de hoje vamos falar sobre o que são esses hubs, por que eles vêm se multiplicando e qual sua relevância para uma cidade.
Antes de conceituar o hub em si, é preciso, no entanto, falar sobre inovação e startups. Você já vai entender o porquê.
A capacidade gerar soluções originais é, atualmente, um dos principais ativos de mercado. No cenário dinâmico trazido pelas transformações digitais, a inovação tende a vir da pequena empresa, especialmente porque o custo de inovar é grande e quando você é pequeno, se não inovar, morre.
Agilidade nos processos e habilidade de conectar conhecimentos são características das startups, que oxigenam o mercado e propõem inovações. Por isso, o número de empresas que investem em inovação aberta vem aumentando.
Isto é, as grandes (corporações) investem nas pequenas (startups) para obterem inovação de forma mais ágil e simples.
Agora, vamos à segunda parte:
Hub – o ecossistema que nutre as startups.
Para que as startups cresçam e desenvolvam novas propostas é preciso que se crie um ecossistema, um espaço onde elas se encontrem e encontrem outros fatores que ajudem elas a existirem e ganharem escala.
Esses espaços são, efetivamente, os hubs de inovação. Nesses locais as startups encontram os nutrientes para crescer, criar e até modificar uma solução. Num ecossistema favorável ao novo, a preocupação vai além do resultado financeiro e pode-se promover a transformação social.
No hub de inovação brotam pequenas novidades que desenvolvem grandes impactos quando as empresas começam a se apropriar – da forma correta – do know-how criado pelas startups.
Em resumo, hub é o espaço no qual startups (empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento) encontram-se com médias e grandes empresas (potenciais investidores).
São José do Rio Preto e a inovação
De acordo com estudo da Urban Systems, encomendado pela revista Exame, publicado no final de 2018, São José do Rio Preto subiu do 20º para o 11º lugar no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios.
Foram avaliados 27 indicadores em diferentes setores, como: economia, saúde, educação, transporte e infraestrutura.
Pontuando bem em rankings que levam em conta os indicadores econômicos e sociais, São José do Rio Preto também chamou a atenção das startups e a cidade possui iniciativas que promovem a inovação, porém, até o momento, não conta com um hub estruturado para que este campo se consolide como mais um diferencial para o município.
Para Victor Manachini, idealizador do hub de inovação REZET, o cenário regional é muito fragmentado quando se fala de inovação. “Existem várias iniciativas, mas elas ainda estão desconexas. Afinal, se eu quero saber e entender mais sobre o mercado de startups, conhecer pessoas relacionadas à área e que buscam por inovação ou mesmo para conseguir investidor para ganhar escala, onde eu poderia procurar aqui na região?”, questiona.
Ele lembra ainda que um hub também ajuda a traçar um panorama de longo prazo para a transformação social, já que estimula a reflexão entre as empresas que buscam pela inovação sobre o impacto que podem causar na vida das pessoas.
Impacto
Por falar em impacto, a implantação de hubs de inovação em diversos locais ao redor do mundo tem trazido benefícios não apenas para startups e empresas, mas também para toda a comunidade.
Para finalizar o post, ficam três pontos positivos que um hub de inovação pode proporcionar:
- Ambiente empreendedor inclusivo: ao apoiar startups na estruturação do seu negócio conectando-as com clientes e investidores, o hub contribui para aumentar a taxa de sucesso dos pequenos empreendimentos inovadores.
- Ecossistema de networking: neste espaço, as pessoas realmente respiram inovação e têm facilidade de encontrar um ponto de referência para conectar projetos, aprender mais sobre empreendedorismo, participar de mentorias, meetups, workshops e cursos, além de conseguirem investidores e acelerar processos.
- Transformação social: o hub facilita a criação e a exploração de novas tecnologias e modelos de negócio que causam transformações significativas na vida das pessoas.
E você, também acha que São José do Rio Preto merece um hub de inovação? Compartilhe sua opinião com a gente.